Um Ato de Violência

31 07 2010
“A revolução não é um jantar formal,
um acontecimento literário,
um quadro ou uma tapeçaria;
não pode ser feita com elegância ou educação.
A revolução é um ato de violência.” Mao Tse-Tung

Esta citação marca o início de um dos mais grandiosos filmes do mestre Sergio Leone: Quando Explode a Vingança, de 1971. O filme conta a história de um revolucionário irlandês que está no México durante a Revolução Mexicana. John Mallory [interpretado com eficiência por James Coburn] acaba cruzando seu caminho com o “ladrão de galinhas” – termo usado pelo irlandês para designar o criminoso – Juan Miranda [Rod Steiger interpreta com maestria o mexicano], que quer usar as habilidades com explosivos de Mallory para roubar um banco. A partir daí a trama se desenvolve, e os dois personagens acabam envolvidos diretamente com a revolução de Pancho Villa e Emiliano Zapata.

Quando Explode a Vingaça é um dos filmes de Leone menos conhecidos pelo público – na época do lançamento, a produtora cortou 40 minutos do longa, que não foi bem recebido pela audiência. Este é, com certeza, o filme de maior engajamento político do cineasta italiano, que se utiliza de dois personagens que não tem nada em comum para inseri-los nos horrores de uma revolução. Leone realiza dura crítica à revolução, seja pelo passado traumático do irlandês – contado em flashbacks espalhados pela trama -, seja pela incredulidade de Juan com o conflito.

Os dois personagens têm suas vidas marcadas a ferro e balas por causa da revolução. O irlandês vira uma pessoa incrédula na eficácia de um conflito desses, depois de experiências ruins em seu país natal. Em certo momento da trama, Mallory reencontra um traidor mexicano, que diz: “Você viu o que fiz, não? Então já fui julgado e condenado por você”. No entanto, o especialista em explosivos responde: “Eu não te julgo. Só fiz isso uma vez na vida”. Assim, Mallory toma dianteira nas ofensivas, mas conduz tudo com incredulidade no que o futuro reserva aos revolucionários.

Mas quem realmente rouba a cena é o personagem de Rod Steiger, o ladrão Juan Miranda. Cercado pelos filhos, também criminosos, ele só almeja roubar um banco em Mesa Verde e ganhar seu dinheirinho. Porém, com o desenrolar da trama, acaba diretamente envolvido na revolução, tornando-se um dos heróis do povo. Em uma atuação do mesmo nível de Eli Wallach em Três Homens em Conflito, Rod consegue evoluir com seu personagem durante a trama. Ao mesmo tempo em que se mostra orgulhoso de fazer parte daquilo, ele tenta apenas voltar à sua vida de ladrão, fugir de tudo aquilo. Além disso, ele questiona a revolução, afirmando que “aqueles que sabem ler sentam-se em mesas, ordenam os analfabetos e pobres para a luta; ao fim, só resta a morte aos pobres”.

Quando Explode a Vingança tem uma grandeza similar à de Três Homens em Conflito, com os mesmo recursos visuais de Leone: os close-ups nos rostos marcados pela dureza do ambiente, sets grandiosos (que se alternam entre paisagens desérticas e cidades superpovoadas), a violência estilizada e ao mesmo tempo implícita – como na sequência inicial. Porém o engajamento político, e as enormes explosões e sets do filme distoam do clássico de Leone. Além disso, o conflito se dá entre o homem e a revolução, e não entre três homens que buscam um tesouro.

Para quem ainda não pôde ver o filme e gosta de Leone, pare de perder tempo: com uma grande atuação de Steiger, grandes sequências de ação, humor “leonesco” e muitos closes o filme é excelente. Quando Explode a Vingança relembra que nem sempre a fama é justa com alguns grandes filmes, mas que isso não nos impede em desfrutá-los.

“Quando Explode a Vingança” – Muito Bom


Ações

Information

One response

1 08 2010
perrone

Sergio Leone é genial! ADORO esse filme!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: