Pitacos – Caçadores de Emoção

5 08 2010

No bate-pronto de hoje, vou falar um pouquinho mais sobre um dos filmes favoritos das emissoras de TV paga aqui no Brasil: Caçadores de Emoção, de 1991, de Kathryn Bigelow.

O filme de 1991, primeiro trabalho de destaque da hoje ex-mulher de James Cameron, rendeu US$83,5 milhões nas bilheterias ao redor do mundo. Com uma trama mesclando esportes radicais com assalto a banco, Keanu Reeves é o agente do FBI Johnny Utah. Utah é um agente infiltrado, tentando descobrir quem são os surfistas que formam a gangue dos “Ex-Presidentes”, que tem assaltado bancos vestindo máscaras de ex-presidentes norte-americanos, como Ronald Reagan, Jimmy Carter e outros. A partir daí as coisas começam a se mesclar e confundir a mente de Utah, que se envolve em jogo de gato e rato com a gangue e fica cada vez mais amigo do grupo de Bodhi [Patrick Swayze].

O mérito de Bigelow é imprimir um ritmo rápido ao filme, que mescla a adrenalina dos assaltos e perseguições com as sessões de surf do bando. Além disso, há personagens muito estereotipados, como o parceiro de Keanu Reeves, Gary Busey, interpretando de modo bem canastrão o agente Pappas – um veterano durão do FBI. Com sequências de tiroteio e perseguição bem dirigidas e montadas, o filme tem cenas memoráveis, como Keanu Reeves atirando no ar – o filme “Chumbo Grosso” homenageia o filme, com ênfase nesta cena clássica -, ou a sequência final, com o pulo de para-quedas. Mas nem tudo é perfeito: a mocinha do filme é um tanto quanto inexpressiva (é a personagem Tyler, interpretada pela atriz Lori Petty), e a demora na investigação é muito burra. Para quem nunca viu, vale uma olhadela descompromissada, com certeza.

Pontos Fortes – cenas de ação, duelo Keanu Reeves x Patrick Swayze, esportes radicais não ficarem tão babacas como sempre ficam no cinema

Pontos Fracos –  romance entre Keanu Reeves e Lori Petty, a atuação de Lori Petty, FBI completamente incompetente

O Melhor do Filme – a sequência final

O Pior do Filme – Lori Petty (não à toa a atriz desapareceu após o filme…)

“Caçadores de Emoção” – Bom


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: