Ode a Danny Trejo

31 08 2010

Danny Trejo nunca teve o perfil para ser protagonista. Relegado à mortes violentas ou rápidas, nunca resistia até o fim dos filmes que participou durante sua carreira. Rosto conhecido entre capangas e vilões em filmes desde 1985, quando estreou nas telonas no filme Runaway Train, Danny nunca pode ser nada mais do que uma caricatura. Mas estes tempos já se foram, e o ator batizado como Dan Trejo, nascido em 16 de maio de 1944 em Los Angeles é a estrela da vez. Pelo menos em Machete, de Robert Rodriguez.

Minha primeira lembrança de Danny no cinema é em A Balada do Pistoleiro, clássico de Rodriguez de 1995, como o especialista em facas Navajas. Com o cabelo mais curto do que nos habituamos a vê-lo, Danny era um assassino enigmático contratado para matar El Mariachi, vivido por Antonio Banderas. Daí pra frente, me acostumei a vê-lo em papéis assim, como o mexicano enigmático, o assassino silencioso, o capanga que você sabe que vai morrer até a metade do filme. Com inúmeros trabalhos – o IMDB contabiliza 195 participações em filmes, seriados, filmes made for TV e até videogames [no excelente Def Jam: Fight for New York, de 2004, por exemplo – e seu personagem também morre antes do meio da trama, ironicamente] -, Danny sempre se acostumou a morrer.

Com sua massiva participação no cinema, seja em filmes de grandes ou irrisórios orçamentos, ele acabou se tornando um personagem em Hollywood. Sinônimo de produções consideradas de “baixa qualidade” pela maioria do público e crítica, Trejo se tornou figura carimbada para os fãs de filmes de ação.

Entretanto, com o lançamento do ambicioso e louvável Grindhouse, em 2007, Trejo pôde sentir o gostinho de ser o herói, aquele que mata e não morre. Em um dos trailers fake da produção conjunta de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, Trejo era Machete, um exímio assassino que é enganado e quase morre; a partir daí busca sua vingança contra os poderosos que o enganaram à custa de muito sangue, cenas de ação nonsense e até uma orgia com mãe e filha de um senador corrupto. O trailer, que homenageava o gênero trash, exibido nas grindhouses noorte-americanas, acabou sendo um enorme sucesso.

O sucesso foi tanto que começaram a surgir especulações que o filme poderia virar realidade. E para nossa alegria Machete está prestes a ser lançado nos cinemas – nos EUA o filme estreia nesta sexta, dia 3, e aqui o filme chega no dia 15 de outubro.

Bem, antes de mais nada, se tem alguém que merecia sentir o gostinho de protagonizar um filme de ação por pelo menos uma vez é Danny Trejo. Ele merece pegar as gostosonas, matar os bandidões, ser fodão fumando seu cigarro e sair andando em direção ao horizonte no fim do filme. Em segundo, ninguém melhor que seu amigo Robert Rodriguez para dirigi-lo, pois o diretor conhece como poucos o gênero, e pode fazer uma doce e sangrenta diversão de primeira linha.

Há ainda alguns fatos curiosos, como o elenco ser composto com atores “amigos” de Rodriguez, como o próprio Trejo, Michelle Rodriguez, Jessica Alba, o ilustre Cheech Marin e por nomes de peso, como Robert De Niro e Steven Seagal. Aliás, o duelo com Seagal promete, principalmente por inverter os papéis dos dois, porque Seagal está acostumado a ser o herói que mata todos os capangas, enquanto Trejo sempre foi um dos capangas.

Enfim, as expectativas por Machete são grandes, principalmente por Danny Trejo. Esperamos aquela atuação canastrona de sempre, com poucas palavras e muito sangue. Nada melhor do que isso ao norte-americano mais mexicano de Hollywood.


Ações

Information

2 responses

1 09 2010
Pedro Pereira

Também estou muito expectante em relação a este filme!

17 09 2010
Let’s go to Rio, baby « HQ Subversiva

[…] Machete – o novo filme de Robert Rodriguez promete ser uma deliciosa epifania sangrenta, e mais uma ode ao cinema B (com o plus de termos o medalhão Danny Trejo como protagonista) – já falei do filme aqui. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: