Mr. Majestyk

14 02 2011

Para a maioria, Charles Bronson em 1974 é sinônimo de Desejo de Matar, quando, na verdade, seu filme anterior ao clássico também merece seu destaque. Desafiando o Assassino (Mr. Majestyk), de 1974, tem um elenco competente, um roteirista de primeira linha e uma direção segura, antecipando tudo de bom que veríamos no clássico de Michael Winner. A trama se baseia no livro homônimo do grande Elmore Leonard – responsável também pelo roteiro do filme -, e mostra o veterano do Vietnã Vince Majestyk [Charles Bronson], cuja trajetória se choca com o assassino profissional Frank Renda [Al Lettieri, competente como sempre]; Majestyk é um agricultor de melancias, que se vê ameaçado pelo desejo de vingança de Renda, e tem que se defender como pode da trupe de marginais.

A construção dos personagens e das situações mostradas no filme seguem a tradição leonardiana de homens envoltos com ameaças causadas por agirem de acordo com um determinado código de honra. Majestyk é apenas um homem decente que, ao longo do filme, acaba sendo acuado pelo poder do bando de Renda, que não apenas o ameaça com a morte, como acaba com sua colheita, afugenta seus trabalhadores e lhe priva de seu ganha-pão. O que se vê de Bronson em Desafiando o Assassino é uma ótima prévia do tipo de personagem que ele desempenharia por pelas duas décadas seguintes: um homem pressionado por criminosos, e que se vê sozinho e sem ajuda em sua luta de sobrevivência.

Desafiando o Assassino possui todos os elementos de um bom filme de ação setentista, com doses homeopáticas de tiroteios, muitas frases de efeito e algumas boas perseguições de carro – com destaque para a perseguição à Ford amarela. Isso já é o suficiente para conquistar os fãs do gênero, que ainda podem contemplar Charles Bronson no auge de seu jeito bad-ass de ser, e um Elmore Leonard eficiente em contar uma história de superação, vingança e violência. Infelizmente o filme acabou sendo suprimido por Desejo de Matar para grande parte do público; entretanto, a história de Majestyk merece muito mais que o esquecimento. Altamente recomendado!

“Desafiando o Assassino” – Muito Bom


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: