Sucker Punch

4 04 2011

Acho que há uma certa hipocrisia em muitos que simplesmente detonam o Zack Snyder. Não sou seu fã, o acho muito exagerado, mas não é por isso que seus filmes se tornam a pior coisa de todos os tempos. Sabendo disso, fui ao cinema com todos meus “preconceitos snyderianos” bem claros em minha mente, e dei uma chance a Sucker Punch, de 2011. Para ser sincero, esperava coisa bem melhor* do que vi… O filme, infelizmente, se enquadra nesse cinema contemporâneo que “toda fantasia criada deve ser explicada minuciosamente” (sim, Nolan, o papo é contigo mesmo). Acho muito criativa a tentativa de Snyder criar as mais diversas e inusitadas camadas de imaginação para Babydoll (Emily Browning, muito limitada e sem graça); o ponto fraco é querer, lá no fim das contas, deixar ainda mais claro o que estava subentendido. Porra, mais do que transmitir uma ideia, o cinema se traduz em instigar uma ideia, levar seu espectador a distintas interpretações, não direcioná-lo como um carneirinho pro abate! Ao fim da sessão, senti pena do Zack, pensando neste viés. Sucker Punch deixa tudo bem claro desde o início: haverá referências musicais e musicais aos montes, sempre em slow-motion, com close-ups intermináveis e muitos (MAS MUITOS) efeitos especiais; pra piorar, quando não tem slow-motion, dá-lhe câmera tremida! A verdade é que sinto pena em pensar no filme porque, segundo diversas entrevistas de Snyder, este foi o projeto que ele sempre quis fazer. Na hora H, escalou um elenco fraco (talvez Scott Glen e Jon Hamm se salvem, no geral), teve recursos financeiros para trazer às telas cenários impressionantes, e caiu no erro de querer explicar uma fantasia, um sonho. Para quem acompanha o blog, isso pode soar meio incoerente – afinal, elogiei bastante A Origem -, mas acho que se o visse hoje, talvez não o achasse tão bom quanto pensei que fosse; mas ainda acho Nolan melhor que Snyder, mais criativo e com um estilo visual mais único e original que o de Zack. Snyder teve a chance que milhares nunca obterão, e perdeu a chance de se consagrar. Bem, mudei minha ideia: o Zack Snyder é um bosta!

Sucker Punch – Ruim

*Corrigido às 20h46


Ações

Information

2 responses

5 04 2011
Rebecca Americo

eu assisti o trailer e pensei que seria O filme…. me enganei =/
tb escrevi sobre no meu blog..

5 04 2011
hqsubversiva

É eu vi sua postagem, mas acho que nem as cenas de ação se salvam, achei simplesmente ridículo…

Deixe uma Resposta

