The Dirty Dozen

17 04 2011

Lee Marvin, John Cassavetes, Ernest Borgnine, Telly Savallas, Robert Ryan, Donald Sutherland, Charles Bronson… convenhamos: é impossível não sair coisa boa de um elenco de peso como esses, não? E Os Doze Condenados, de 1967, taí pra provar isso: ótimo elenco, dose certa de ação e humor, direção segura e personagens sensacionais. O major Reisman [Lee, em um ano INSPIRADÍSSIMO – pois Point Blank também é de 1967] tem que pegar um grupo com doze prisioneiros militares, discipliná-los e colocá-los a serviço do exército em uma audaciosa missão secreta em território nazista. Sim, a trama parece com muitas outras coisas que você já viu não? Pois bem, um dos principais filmes a construir esse gênero é este aqui, meus caros.

Robert Aldrich, o diretor deste clássico aqui, dosa muito bem as ações mostradas: desde a apresentação do major Reisman, dos doze prisioneiros, como o militar consegue disciplinar e criar uma espécie de companheirismo entre seus comandados, e até o fim, com a apoteótica missão. Ou seja, não há tiroteios e explosões o tempo inteiro, mas vemos uma boa dose de humor, de drama e, claro, ótimas sequências de ação. E há atuações inspiradas, como o agitado Franko [John Cassavetes], o monossilábico Joseph Wladislaw [Bronson], o psicótico Maggott [Telly Savalas, ótimo], dentre outros. É daqueles filmes que, quando você finalmente vê, entende imediatamente sua boa fama: clássico!

“Os Doze Condenados” – Excelente


Ações

Information

One response

18 04 2011
Marcelo

Filmaço sem dúvidas.Vai construindo toda atmosfera para nos brindar com aquele final! É do tipo de filme que nos importamos quando algum personagem morre e isso faz toda a diferença.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: