A Man Called Horse

24 04 2011

Há pouco tempo que tomei conhecimento de Um Homem Chamado Cavalo, de 1970. Ganhei o filme de presente, e fiquei com uma grande incógnita na cabeça: antes pensei que fosse um western, depois outro daqueles filmes indígenas. Para minha felicidade, o filme é uma maravilhosa história de redenção e transformação, com um Richard Harris inspiradíssimo.

John Morgan [Richard Harris] é um aristocrata inglês que, entediado na terra da rainha, resolve ir à América para caçar pássaros raros; “It just occurred to me… I’ve traveled halfway around the world, at great expense, simply to kill a different kind of bird“, constata, em certo ponto da introdução. Porém, Morgan é capturado por uma tribo Sioux, e tratado como um animal (o cavalo do título). Então, Morgan precisa ganhar o respeito da tribo para que consiga ser tratado como humano, e que consiga posteriormente escapar.

A beleza de A Man Called Horse é escapar do lugar-comum destes filmes “sou-aprisionado-e-depois-fico-feliz-e-dou-minha-vida-por-quem-me-aprisionava”. O personagem de Harris não é cínico: ele quer se apegar e estabelecer vínculos com os índios apenas para poder escapar. Mas o preço a se pagar é altíssimo, e seus sacríficios o fazem perceber como sua vida era vazia. Morgan aprende a duras penas como conviver com as diferenças sócio-culturais dos Sioux, e apreende toda a filosofia de vida dos “selvagens”.

Um Homem Chamado Cavalo é uma experiência audiovisual riquíssima, repleta de cenas memoráveis e uma história cativante. Poderíamos ainda destacar a atuação quase que extrema de Richard Harris, que mostra com fidelidade o aristocrata que encontra num povo indígena algo que valha o sacrifício, o esforço, a sua própria vida. Belo filme, com certeza.

“Um Homem Chamado Cavalo” – Muito Bom

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: