O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

8 10 2011

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, de 2007, é um filme único. Há uma aura quase que espiritual que envolve a obra, dura e grandiosa. As paisagens são retratadas com uma mistura de contemplação à la Malick e um tom sombrio impressionante, onde as grandes planícies, florestas e colinas gélidas mantém uma constante tensão no espectador. Mesmo com um elenco de peso – Jeremy Renner, Michael Parks, Sam Rockwell, Sam Sheppard, Mary-Louise Parker -, quem rouba a cena são Brad Pitt [Jesse James] e Casey Affleck [Robert Ford].

Desde a primeira sequência já está estabelecido o jogo ambíguo entre os dois personagens: há admiração, inveja, medo e desconfiança. Aliás, James é uma alma em constante fuga: das autoridades, de raízes e podemos dizer até de laços afetivos – seus filhos sequer sabem seu nome verdadeiro. Já Ford é fruto de uma espécie de bullying do século XIX, e ele precisa se reafirmar diante de irmãos, companheiros de gangue, sociedade. Como boa alma confusa, Robert acredita que, ao matar James, terá a recompensa que sempre mereceu; no entanto, o vazio e escuridão de sua alma apenas se intensificam. Além disso, o destino lhe é ingrato: parece condenado a reviver sua traição até o fim de seus dias. “Ele é apenas humano”, afirma a seu irmão Charlie, antes de assassinar James.

Andrew Dominik, diretor e roteirista, é dos grandes responsáveis por manter o tom de insegurança, medo e desconfiança que permeia o filme. Seja em suas contemplações, cenas de memórias fragmentadas de casas abandonadas e tiroteios altamente sangrentos, Dominik deixa sua marca e realiza um filme maravilhoso. Extenso, lento e meticuloso, O Assassinato é daquelas obras que merecem revisões e muitos aplausos.

“O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” – Excelente


Ações

Information

2 responses

8 10 2011
Ronald Perrone

Parece que o Dominik foi assistente de direção do Malick… por isso a semelhança.😉

8 10 2011
hqsubversiva

Tá explicado! Valeu, Perrone!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: