DC Comics e sua pesquisa de mercado

27 02 2012

O ótimo Universo HQ repassou os resultados divulgados pela DC Comics, sobre uma pesquisa de mercado realizada no início do segundo semestre de 2011. O mote que levou a empresa a realizar tal pesquisa é, obviamente, seu reboot tão discutido e polêmico – pra quem não se lembra, a DC “reiniciou” a maior parte de sua cronologia, afim de conquistar novos leitores e também facilitar esta leitura, até por conta do número gigantesco de sagas e grandes acontecimentos encavalados nos últimos anos. Na matéria do UHQ é possível ver toda uma análise mais intrincada dos resultados, e por aqui prefiro me ater a poucos pontos. Dentre os principais, me chama a atenção que, dos entrevistados, apenas 25% são leitores que estavam afastados dos quadrinhos e voltaram por conta da mudança cronológica, e míseros 5% são leitores completamente novatos no mundo das HQs da editora.

Além disso, a maioria esmagadora do público-leitor é do sexo masculino e tem mais de 18 anos, o que corrobora com a corrente constante que temos visto nas obras mainstream desde os anos 80 – e, muito provavelmente, continuaremos a ver por aí. De resto, vale destacar que a leitura das versões digitais ainda é muito atrelada às edições impressas, o que mostra que, por mais promissor que este novo nicho possa ser, as coisas ainda andam devagar. De qualquer forma, os dados em sua maioria não são muito surpreendentes, visto que muitos já diziam que todo o escarcéu armado pra zerar a cronologia foi mera propaganda; ou seja, a maioria não foi “enganada”, e quem consome é o público cativo da editora. Em todo caso, Dan Didio ainda mantém seu largo sorriso, visto que a editora tem melhorado suas vendas – seja ao custo de uma nova cronologia artificializada, seja por conta de reformulações em equipes responsáveis por títulos, como o polivalente Geoff Johns, o ganso dos ovos de ouro da DC.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: