Homem de Ferro 3 [2013]

13 05 2013

Depois do estrondoso sucesso dos Vingadores, muita gente estava ansiosa pro novo filme Marvel Studios a chegar nos cinemas – no caso, nada menos que a última parte desta primeira trilogia de filmes do Homem de Ferro. Homem de Ferro 3, de Shane Black (diretor após ter iniciado sua carreira ainda muito novo, roteirista, ajudando a criar a série Máquina Mortífera no fim dos anos 80), trazia novamente Robert Downey Jr. como o carismático Tony Stark, desta vez contra o aguardado Mandarim. No entanto, pra minha surpresa, não se trata apenas do Mandarim [Ben Kingsley], mas também do rival de Stark, Aldrich Killian [Guy Pearce, bem no papel]. Infelizmente pra mim o resultado do filme como um todo foi insosso: melhor que a parte 2, que não gosto, mas ainda inferior ao primeiro filme. Enquanto nas cenas de ação o ritmo sempre empolga, com ótimas sequências e animações, clímax e tensão, no desenrolar da trama me parece que há uns problemas, principalmente com idéias mais amplas o relacionando ao Universo Marvel. Não me leiam como um daqueles nerds chatos, que exigem tudo igual às HQ’s: acho que algumas mudanças de alguns pontos das amplas cronologias das histórias originais podem ser interessantes. Aqui, acho que há elos dramáticos mal resolvidos em Homem de Ferro, com mudanças bruscas e momentâneas meio atravancadas (o menininho que ajuda Tony, Pepper, Happy Hogan); ao mesmo tempo que esse tipo de recurso seja muito usado em uma HQ, a mim simplesmente não cativou no filme. Fiquei me indagando após vê-lo sobre os filmes Marvel Studios como um todo – este, tendo início com o mesmo Homem de Ferro -, e acho que há mais filmes medianos/ruins do que legais: pra mim, salvam-se Homem de Ferro 1, Capitão América e Os Vingadores. Mas isso é papo pra uma outra hora: Homem de Ferro 3 é um filme ok, com gostinho de “podia ser mais legal”, mas que também não prejudica tanto nossa expectativa, com Guardiões da Galáxia e Capitão América 2 a caminho (esse novo Thor pode ser bem massa, os trailers ficaram legais, mas é bom ter um pé atrás, por via das dúvidas).

iron-man-3-poster

Homem de Ferro 3 – Regular


Ações

Information

2 responses

13 05 2013
João do caminhão

Na verdade o único filme da Marvel Studios que me cativou e empolgou foi o primeiro Homem de Ferro, não consegui terminar de ver nenhum dos outros. Hulk, Thor, Capitão América, Homem de Ferro 2, todos comecei a ver e não consegui ir até o fim. Os Vingadores não tentei assistir ainda, e pra falar a verdade não tenho muita curiosiade.

Mas não crítico, acho muito louvável a iniciativa de um universo unificado de super heróis. Acredito mesmo que o meu gosto pelo cinema é que vem se transformando, de uns tempos pra cá pouca coisa tem me agradado a ponto de me manter interessado na sétima arte.

13 05 2013
hqsubversiva

Pois é, acho interessante essa tentativa também, e também acho que há filmes legais já feitos, e alguns a caminho – Homem-Formiga, Capitão América 2, Doutor Estranho, dentre outros.

Deixe uma Resposta

